Apesar da catedral ser apenas um pouco maior do que uma capela, em termos de tamanho, uma passadinha, mesmo que rápida, deve entrar no roteiro de quem está em Tromso a turismo. O prédio em formato triangular fica próximo à costa. Dali, enxerga-se o Centro de Tromso, que fica na ilhota do outro lado da ponte. A Catedral Ártica (ou Ishavskatedralen) fica no caminho para o teleférico, ou seja, dá para facilmente passar por ali antes ou depois de subir a montanha.

A entrada custa 50 NOK. Por dentro, não há nada de muito especial. Se a ideia da viagem for economizar grana, não recomenda-se o gasto. Agora, se você também é daqueles que precisa entrar em todas as igrejas que encontra pela frente na Europa (tipo eu, mas eu faço isso no Brasil também), então custa nada pagar. Sem contar que dentro do prédio é bem quentinho, ou seja, dá para aquecer os pés no Inverno depois de hora caminhando sob a neve. No verão, o local é palco de concertos e um dos points de Tromso para observação do sol da meia-noite.

Alguém me explica que luz é essa que faz nessa cidade quando o Sol começa a se pôr? E olha a lua já ali no cantinho. #nofilter

A Catedral foi inaugurada em 1965, mas o vitral em mosaico colorido foi agregado tempo depois, em 1972. O órgão que ali está foi construído em 2005, e há dias em que é possível pagar um preço um pouco maior pela entrada (70 NOK) e assistir a uma apresentação.

O vitral fica atrás do altar. A Catedral tem um formato arquitetônico diferente e eu diria que esse é um dos motivos para conhecê-la por dentro

O órgão: Eu não entendo muito disso, mas dizem que esse aí é super famoso…

A Catedral está aberta para visitação do público todos os dias, das 14h às 18h, mas fecha em datas comemorativas, como Natal. Além disso, é importante dar uma verificada no site antes de ir ali, pois a entrada é restrita quando há eventos, como casamentos ou batizados, por exemplo.

SERVIÇO:

O quê? Catedral Ártica 

Onde? Tromso, Noruega

Quanto? 50 NOK para entrar, mas é grátis fotografar de fora

Quando? Abre para visitação turística de segunda a domingo, sempre das 14h às 18h

Share: