Foi pura sorte encontrar um hotel que oferece todas as refeições em Tromso. Eu não sabia, mas todos os hotéis Clarion Collection da Noruega ofertam, além do café da manhã, um pequeno jantar e waffles com chá à tarde. Tudo incluso na diária, que fica em torno de 1500 NOK para o casal (ou uma dupla de amigos). Em um país onde uma fatia de pizza custa, em média, 15 euros, pagar um pouco a mais e não se preocupar sobre onde comer vale a pena.

O Clarion Collection Hotel Aurora fica no Centro de Tromso, uma espécie de ilha do condado. Aliás, em volta do Clarion, localizam-se outras dezenas de hotéis, com diversos preços e opções de comodidade. Além das refeições, o hotel oferece uma pequena academia para os hóspedes, além de sauna e uma jacuzzi externa (sim, isso mesmo, externa!). O frio é momentâneo (ou, talvez, psicológico). Mesmo de biquini (ou qualquer outro traje de banho), dá para aguentar os 10 segundos de gelo antes de entrar na água quentinha. A paisagem é maravilhosa e ainda corre-se o risco de enxergar a Aurora Boreal dali mesmo, com o corpo imerso, e a cabeça pegando frio.

Essa foto provavelmente foi feita no verão, pois as montanhas logo ali à frente estão sem neve. Imagem retirada do site do hotel

O Centro de Tromso é pequenino, e o todos os estabelecimentos voltados ao atendimento de turistas ficam a uma distância caminhável. Tudo a menos de 5 minutos. Ônibus só serão utilizados para locomoção em caso de passeios turísticos, como a observação de baleias ou para andar de trenó com huskies (mas daí as empresas contratadas sempre combinam como ponto de encontro algum hotel, que provavelmente vai ficar a menos de 5 minuto caminhando do local onde você está hospedado).

Claro que não dá para chegar ao centrinho caminhando do aeroporto, na parte Oeste da ilha. De lá, também é preciso utilizar algum meio de transporte: Há três tipos de ônibus que oferecem traslado até o Centro, o que também significa três tipos diferentes de preços. Também não recomenda-se sair da ilha caminhando (o condado é maior que a ilha onde fica o Centro). Pode parecer perto, mas o vento é forte e o ar gelado. Melhor utilizar um transporte se a ideia for conhecer a Catedral Ártica ou andar no teleférico, pontos turísticas que ficam à Leste da ilha – e há uma ponte para chegar lá.

O hotel fica no Centro, ao lado do cais. Dali, dá para ver a parte de Tromso mais à Leste, além da ponte que conduz até lá

As refeições oferecidas pelo Clarion Collection são muito boas, todas em estilo buffet e self service. No café da manhã são oferecidas frutas, vários tipos de pães, queijos, fiambres, saladas, além de suco (laranja e maçã) e bebidas quentes (café, chá, chocolate quente). Há, pelo menos, 4 pratos quentes (como omelete ou salsichas), além de ovos cozidos. Eles ficam brabos se o hóspede fizer marmita para levar, pois o serviço é cobrado. Caso alguém queira levar um lanchinho para mais tarde, precisa pagar cerca de 100 NOK. No jantar, o cardápio é básico é quase o mesmo, alterando apenas os pratos quentes. Servem vegetais, legumes e algum tipo de carne (geralmente porco ou frango), com exceção de segunda-feira, quando o cardápio é 100% vegetariano.

Entre as 15h e 18h, é possível fazer seu próprio waffle na máquina que fica à disposição os hóspedes no refeitório. Eles fornecem algumas opções de recheio e a massa para a confecção. Há sempre fila, especialmente no inverno, quando escurece antes das 15h e já começa a dar fome. Café, chá e água sempre estão à disposição.

Vista da entrada do Clarion Collection em Tromso. O prédio tem quatro andares. Imagem retirada do site do hotel

Os quartos são pequenos (as fotos no site do hotel enganam um pouco), mas confortáveis. Há um frigobar, além de televisão. Para utilizar a sauna ou a jacuzzi, a opção de solicitar um roupão na recepção – mas, quando eu estive lá, foi uma briga para arrumar um, pois sempre diziam que estavam esgotados. No fim das contas, utilizei uma toalha.

SERVIÇO:

O quê? Clarion Collection Hotel Aurora

Onde? Tromso, Noruega

Quanto? A diária é de cerca de 1500 NOK em quarto duplo simples (no Inverno). O valor pode variar no Verão

Share: